Procedimentos

Plástica de Nariz / Rinoplastia

RinoplastiaDescrição:

É uma das cirurgias que mais evoluiu nos últimos anos e que apresenta maior grau de dificuldade na curva de aprendizado. As técnicas atuais evitam grandes retiradas e realizam enxertos de cartilagem com frequência. Tenta-se sempre evitar o nariz com cara de operado (“narizinhos arrebitados”), tentando ao máximo adequar o nariz ao rosto e biótipo da paciente. As incisões podem ser internas ou associadas à pequena incisão na columela ou nas asas nasais, quando tiverem que ser reduzidas ou “rodadas” para dentro. O curativo pode ser com gesso ou outro imobilizante e só com micropore, se não houver fratura.

 

Pré-operatório:

Os exames pré-operatórios normalmente solicitados são de sangue e urina, e risco cirúrgico em pacientes acima de 50 anos ou com histórico de problema cardíaco. A anestesia mais habitual é local com sedação, feita pelo anestesista. A duração é de uma a três horas e habitualmente tem alta no mesmo dia.

 

Pós-operatório:

Usa-se um curativo compressivo nas primeiras horas (3 a 6 horas) para diminuir as equimoses (áreas roxas). Os pontos internos não são retirados. Se houver externos são retirados habitualmente entre 7 e 10 dias. O gesso ou imobilizante é retirado com 5 a 8 dias. Deve-se evitar traumatismo por um mês. Com uma semana é possível iniciar as atividades laborativas e físicas. Esportes com um mês. Exposição ao sol quando o roxo desaparecer, normalmente entre 3 e 4 semanas.

Fernando Ramos | Cláudia Marapodi