Procedimentos

Mamoplastia

MamoplastiaDescrição:

A mamoplastia redutora é cirurgia indicada para reduzir mamas grandes e/ou levantar mamas caídas. Existem várias técnicas que criam apenas cicatrizes ao redor das aréolas, ou estas e uma vertical ou ambas e uma horizontal no sulco da mamas (em “L” ou “T” invertido). Cada caso tem que ser estudado, para se decidir qual a técnica mais adequada. Essas cirurgias, além de correção do tamanho e forma, mantêm as funções de lactação e também a sensibilidade das mamas, muitas vezes são essenciais para correções posturais e tratamentos de lombalgias (dores nas costas) que não melhoram com outros tratamentos.

 

Pré-operatório:

Os exames pré-operatórios normalmente solicitados são de sangue, urina, risco cirúrgico e mamografia quando a paciente não tem este exame recente. As anestesias podem ser locais com sedação, peridural ou geral. A duração é de 2 a 4 horas, com internação por 24 horas, com alta já usando o sutiã.

 

Pós-operatório:

A paciente deve evitar exercícios e elevar os braços por 4 semanas. Atividades laborativas que não envolvam risco de traumatismo podem ser iniciadas após uma semana. Exposição ao sol, em geral após 4 semanas. Os pontos são retirados entre 7 e 10 dias.

Fernando Ramos | Cláudia Marapodi