Procedimentos

Plástica de Face / Face-Lifting / Ritidoplastia

Face-liftingDescrição:

É a “rainha” das cirurgias plásticas, sem dúvida a mais complexa e rica em táticas e detalhes do arsenal da especialidade. As técnicas atuais tratam não só a pele, como todas as estruturas profundas (gordura, músculos faciais) com resultados mais duradouros e naturais, sem deixar nenhum estigma ou sinal de sua execução.

 

Pré-operatório:

Os exames pré-operatórios normalmente solicitados são de sangue, urina e risco cirúrgico (avaliação cardiológica). O paciente precisa estar em jejum de 8 horas antes da cirurgia. As anestesias podem ser geral ou local com sedação feita pelo anestesista. O tempo de cirurgia é de 3 a 5 horas e a internação habitualmente é de 24 horas.

 

Pós-operatório:

Não há necessidade de curativos, sendo substituídos por drenos de aspiração, que minimizam o edema e as equimoses (manchas roxas). Os pontos das pálpebras podem ser tirados a partir de 48 ou 72 horas. Os da face (no cabelo e ao redor das orelhas) entre 5 e 10 dias. Repouso é de 5 a 7 dias, podendo voltar gradativamente às atividades a partir daí. Com um mês, o paciente está apto a voltar aos exercícios físicos. Entre um e dois meses pode voltar à exposição solar, com uso de filtro.

Fernando Ramos | Cláudia Marapodi